Terceira Idade

Em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de idosos (cerca de 30 milhões), e pela primeira vez na história, segundo a Organização Mundial de Saúde, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Tendo esta visão do futuro é que a UFMBP tem investido em capacitação para ministérios com esta faixa etária.

Considerando o versículo tema de Is. 40.31, onde vemos que o corpo sofre as consequências do tempo, todavia, quando o nosso espírito está ligado ao Espírito do Senhor, nossa mente pode ser renovada e influenciar o corpo para nos tornar úteis para o trabalho do Senhor, exercendo nossa fé de forma dinâmica e contagiante.

Queremos que as pessoas se transformem para se tornarem transformadores de vidas ainda na terceira idade, anunciando as Boas Novas do Evangelho de Cristo (Sl 92.14-15).

NOSSA VISÃO
Glorificar a Deus através da vida de cada idoso, valorizando sua capacidade de crescer em Cristo a cada dia, proporcionando uma convivência sadia, atendendo-o de forma integral – bio-psíquico-social, integrando-o às atividades da igreja, bem como ajudando-o a ter participação na sua vida familiar.

ATIVIDADES
Esta faixa etária aprecia muito os momentos de confraternização onde podem relembrar velhos tempos, cantar músicas e hinos de “seu tempo”, ouvir mensagens com conteúdo e trabalhar para a obra do Senhor.

Nosso desafio é incentivar as igrejas a implantarem:

• Reuniões semanais ou mensais com devocionais e estudos bíblicos;
• Passeios, excursões, viagens;
• Desenvolvimento de atividades culturais;
• Participação de profissionais que tragam uma abordagem apropriada para a terceira idade: nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, professores de Educação Física, artesãos etc;
• Debates sobre assuntos de interesses do grupo com o compartilhar das experiências;
• Comemorar os aniversários do grupo;
• Almoços com seus amigos visitantes.

Existe um grande campo para que este ministério cresça nas igrejas. Enquanto as Prefeituras e Associações Municipais de Terceira Idade promovem bailes e reuniões sem conteúdo que contribuam para a eternidade a igreja muitas vezes está adormecida do seu papel e potencial, para fazer diferença no meio dessa faixa etária. Não podemos nos calar diante de tamanha necessidade. 

Os líderes de Terceira Idade podem se preparar melhor com os cursos online e por correspondência da UFMBB através do site: www.ufmbb.org.br/cursos/

Também é muito importante que sejam feitas avaliações dos alvos alcançados e das estatísticas do ministério com Terceira Idade, através da folha de avaliação no final desse caderninho, anualmente.